Telefone para Contato: (14) 3522-6244

Normas Gerais

A Escola é um espaço educativo onde as pessoas convivem em grupo, formado pelos educandos, pais, professores, diretora, coordenadoras, assessores e auxiliares em geral. Um grupo só funciona bem quando cada um procura fazer a sua parte. E, para que cada um saiba qual é a sua parte, é que existem as orientações disciplinares.


Disciplina é a expressão de um compromisso recíproco para que todos saibam o que têm a fazer e como fazer e caminhem em direção a objetivos comuns. Não é, portanto, um conjunto de normas inventadas para proibir. Quando alguém não observa os preceitos da vida em comum, o grupo se desorganiza. Por isso, sabemos que para viver em sociedade é necessário haver limites. Na escola, como em qualquer outro lugar, é fundamental que a criança e o jovem saibam o que pode e o que não pode ser feito, visando à harmonia da convivência do grupo social. Mas, a norma não existe simplesmente pela norma. A escola tem princípios gerais que servem de parâmetro para a elaboração de suas orientações.


Sabemos que é mais fácil discordar de uma regra que de um princípio. Desta maneira, o Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora, em seu objetivo de educar o jovem em todas as suas dimensões (física e estética, afetiva, cognitiva, comunitária e social, ético-valorativa e transcendente), não abre mão de princípios, como a ética, a honestidade, a verdade, o respeito mútuo, a justiça, a cooperação, a solidariedade, a responsabilidade, a tolerância, a esperança e a reciprocidade. E, se alguma regra não se justificar ainda por nenhum dos itens anteriores, poderemos pautá-la pelo princípio da boa educação, condição igualmente indispensável para o bom convívio em grupo.


Assim, em sintonia com Dom Bosco e Madre Mazzarello vamos fazer de nossa Escola um ambiente familiar em que todos se respeitem, numa convivência de fraternidade e de solidariedade, buscando compreender a disciplina não apenas como necessária, mas como um bem para toda a Comunidade Educativa.


Dessa forma, este Manual tem o objetivo de deixar claras as informações e orientações necessárias para o bom andamento do ano letivo.

Segue abaixo o arquivo em PDF para download.

Anexos

DocumentoTamanhoTipo
Manual do Aluno 2016 em PDF8.42 MBpdf
Topo