Telefone para Contato: (14) 3522-6244

Proposta Pedagógica

O CENSA propõe uma educação humana integral, realizada por uma ação educativa capaz de contribuir, valiosamente, para a formação crítica, ética, social e política do educando, possibilitando-lhe o exercício renovado de uma cidadania participativa, construtiva e solidária.
O educando é protagonista de sua própria formação. Nessa proposta pedagógica, a educação deve promover sua autonomia, tanto em seus aspectos intelectuais e cognitivos quanto de desenvolvimento afetivo, social e moral.
Nossa Escola vive e atua com base nos três alicerces da pedagogia de Dom Bosco: razão, religião e carinho; visando criar um ambiente educativo em que todos são educadores e vivem essa missão em clima de co-responsabilidade e mútua colaboração.

Metas e objetivos da Instituição

O CENSA, no desempenho de sua missão educativo-pastoral, tem, como meta, o desenvolvimento integral dos educandos, mediante um saber e uma cultura elaborados criticamente, com base na concepção da pessoa e da vida inspirada nos valores do Evangelho e em sintonia com o Carisma Salesiano.

São objetivos fundamentais do CENSA:

· Ser uma Comunidade Educativa aberta aos desafios da realidade em que está inserida, resgatando valores e incentivando atitudes de respeito pelo pluralismo de idéias, aberta ao diálogo e à democratização da cultura.
· Preservar sua identidade católica, atuando à luz dos princípios do Evangelho e vivendo o espírito e o Sistema Educativo de Dom Bosco, fundador da obra, testemunhando uma relação ecumênica e de diálogo inter-religioso, na busca pela paz, pela justiça, pelo amor e pela vida.
· Garantir sempre a qualificação do Processo Educacional, alicerçado na experiência da Educação Salesiana, aberta e sensível às mudanças e necessidades da sociedade, por meio de uma formação continuada de seus educadores, com uma infra-estrutura diferenciada, permanentemente atualizada em seus recursos didáticos e materiais.
Assim sendo, o CENSA tem como proposta ser uma Comunidade Educativa, em que educadores, alunos, pais e todos os demais colaboradores envolvidos na Prática Educacional sejam capazes de contribuir para a transformação da sociedade, ao relacionarem-se entre si e com o ambiente onde vivem.
 

Recursos físicos

A escola dispõe de 30 salas de aula amplas, bem iluminadas, com mobiliário adequado à cada faixa etária; quadra poliesportiva; amplo salão de atos; capela; 4 Salas de Recursos Áudio-visuais; 5 lousas interativas digitais; laboratório Multidisciplinar, 2 laboratórios de Informática; Kits de Robótica pedagógica, Salas Ambiente; Oficinas; parque infantil, pista de transito Biblioteca Informatizada e pátios amplos.

Projetos Desenvolvidos

Seguindo a linha da Interdisciplinaridade a escola desenvolve os seguintes projetos:
· FEINTER – Feira Interdiscplinar, iniciada em 1990,visa uma transformação curricular fundamentada numa prática pedagógica interdisciplinar. Foi concretizada no trabalho pedagógico através de reflexões , tornou-se integração de conteúdos, tomou cor e forma e apareceu como projeto de trabalho. Em 2001 assumiu a característica social e foi reconhecida pela AEC/SP (Associação das Escolas Católicas de São Paulo). Em 2003 ampliou suas atividades sócio-educacionais atingindo de forma mais consistente entidades beneficentes da comunidade linense. A FEINTER vem se consagrando como culminância do aprendizado durante o ano letivo transportado para as necessidades sócio-econômicas da comunidade.
· Acolhidas diárias.
· Formação Continuada para professores e funcionários.
· Oficinas para pais.
· Colônia de Férias.
· Atividades extracurriculares: Informática, Robótica, Futsal, Voleibol, Ballet.
· Escola de Música e Artes (Coral, violão e teatro).

Topo