Telefone para Contato: (14) 3522-6244

CURSO: “AUTISMO, DAS QUESTÕES TEÓRICAS À PRÁTICA”

02/12/2017

11 a 13 de dezembro de 2017
Inscrição: até o dia 8 de dezembro

 

CURSO: “AUTISMO, DAS QUESTÕES TEÓRICAS À PRÁTICA”

Objetivos: O curso tem como principal objetivo, capacitar e instrumentalizar profissionais, estudantes (também familiares) de áreas afins (Medicina, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, Educação Física, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, professores entre outras) no entendimento das questões teóricas do autismo, como também e de forma enfática, oferecer capacitação para o atendimento e intervenção junto às pessoas autistas e suas famílias com uma visão interdisciplinar.

Temas a serem abordados:

1) Conceituando o TEA – Transtorno do Espectro Autista segundo a Classificação Internacional  de Doenças - CID –10 e o DSM 5 – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais.
2) Reflexões sobre olhares e saberes educacionais para pessoas autistas numa perspectiva interdisciplinar.                                                                                                
3) Introdução à  questão do Autismo: Fundamentação Teórica e noções da prática. 

- Etimologia
- Definição
- Causas
- Características comportamentais
- Critérios Diagnósticos
- Diagnóstico precoce
- Prognóstico futuro
- Tipos de tratamento
- Brasil x Autismo
- Processo de aprendizado da Criança Autista
- Processos Mentais
- Perfis Cognitivos
- Métodos de trabalho (abordagem de vários países)
- Seção de vídeos e slides
- Trabalho Estruturado
- Sexualidade
- Estudo de um guia prático: abordagem de aspectos comportamentais e a lida no dia-a-dia
- A criança em início de trabalho: Plano de Metas
- Fala do instrutor
- Fases para apresentação de conteúdos e atividades novas
- O local de trabalho - Estruturação

4) Introdução aos recursos instrumentais de ação (Um aprofundamento teórico- Prático).  

- O trabalho com autistas em outros países
- Processo de avaliação em crianças autistas = PEP-R = Perfil Psicoeducacional revisado:  abordagem desenvolvimentista, função, descrição, características especiais do PEP-R relativas à população alvo, flexibilidade, escala de desenvolvimento, escala comportamental, escala de comportamentos (43 itens) e  aplicação e pontuação dos itens do PEP-R nas áreas de desenvolvimento e comportamental.
- Tabulação de Dados do PEP-R:
- Preenchimento do protocolo para cálculo dos resultados do PEP-R.
- PEP-R – Escala do perfil de desenvolvimento
- Escala do perfil de comportamento
- A comunicação dos resultados
- Estratégias Pedagógicas – Recursos materiais
- Determinação de áreas
- Objetivos
- Confecção
- Montagem de plano de Ensino a partir do PEP-R (intervenção)
- Instrumentos de avaliação contínua a partir do plano de ensino
- Planilhas
- Relatórios diários e semanais (comportamental e psicopedagógico)
- Gráficos porcentuais
- Atividade prática
- “C.A.R.S. = Childhood Autism Rating Scale” –  Escala de avaliação do Autismo infantil (classificação patológica do Autismo)
- Informação e observação para contagem
- Atribuição de notas pelo comportamento
- Escala de medida para atribuição de notas
- Variedade de condutas e atribuição de notas
- Atividade prática (tabulação e codificação de um PEP-R). Deverá ser fornecido cópias xerox do protocolo do teste, além de canetas pretas, lápis e borracha e um lápis de cor amarela ou então comunicar para que o material seja trazido pelos participantes.
- A família da criança Autista
- Conceitos básicos sobre comunicação

5) Ensinando Comunicação para pessoas autistas.
6) Tratando Autismo: Preparação para uma vida adulta melhor.

Carga horária: 30h

Ministrante: Eliana Rodrigues Boralli Mota

Psicomotricista e Assistente Social, Psicodramatista pedagógica, formada também em Pedagogia Waldorf, autora de dois livros, sendo um deles sobre Autismo: “Autismo, trabalhando com Criança e com a família”, Fundadora e Superintendente da Associação dos Amigos da criança Autista – Auma. Foi consultora da Secretaria de Educação e Cultura dos Estados de Goiás, Acre e Tocantins em assuntos relativos ao Autismo e sua inclusão na rede regular de Ensino, Consultora na temática Autismo em programas de televisão, revistas e filmes (Jogo Subterrâneo: Um filme de Roberto Gerwitz),  Palestrista, consultora em diversos Estados Brasileiros em ações de ordem pública e privada (APAES de vários Estados Brasileiros), atuação na área acadêmica como docente em curso de extensão profissional em Universidade Brasileira (UNI – FMU) e mestranda no programa de Educação Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUCSP como orientanda da Professora Doutora Ivani Fazenda.

Eliana Rodrigues Boralli Mota
Psicomotricista e Assistente Social
CRESS 13476

Horário do Curso:

7h30 às 11h30

13h às 17h

 

Investimento: 

R$ 210,00 ou 3x R$70,00 no cartão.

 

Local da inscrição: Colégio Auxiliadora

Rua: Dom Bosco, 431 - Centro

Telefone: 3522-6244

Topo