Telefone para Contato: (14) 3522-6244

Estudantes do CENSA participaram do Fórum Salesiano pelo Pacto Educativo Global

19/06/2021

Nos dias 17 e 18 de junho, aconteceu de forma online, o Fórum Salesiano pelo Pacto Educativo Global, um evento promovido em parceria pela RSB Escolas e RSB Comunicação.

O Fórum teve como objetivo envolver educadores e estudantes no compromisso do Pacto Educativo Global e renovar a paixão por uma educação alicerçada nos princípios do novo humanismo em prol das futuras gerações.

Estiveram reunidos 1275 alunos e educadores, representantes de 94 escolas da Rede Salesiana Brasil, além de convidados especiais e coordenadores inspetoriais, compondo um grande movimento em favor do Pacto proposto pelo Papa Francisco.

O Fórum contou com a participação ativa de estudantes, desde o Ensino Fundamental I até o Ensino Médio. Para permitir uma participação de estudantes de todo o Brasil, foram selecionados 3 depoimentos de cada Inspetoria, contemplando os três segmentos escolares. Assim, no primeiro dia, de forma breve, cada criança, adolescente e jovem pode expressar qual é a escola dos seus sonhos para si para todos os estudantes.

O processo de escuta teve continuidade, através da participação ativa dos estudantes nas salas por segmento, organizadas para o segundo dia do Fórum. Foram organizadas 9 salas simultâneas, nas quais foi relembrado o fato de que o Papa Francisco propõe o Pacto Educativo Global para favorecer uma educação de qualidade para todos, mais solidária e que esteja disposta a buscar soluções para os grandes problemas da humanidade. A partir disso as crianças, adolescentes e jovens puderam responder à pergunta: O que podemos fazer para que a educação ajude a construir um mundo melhor para todos?

As respostas foram socializadas em plenário, e a partir das contribuições dos grupos cada escola poderá escolher entre as ideias levantadas os seus compromissos a práticas a serem desenvolvidos localmente.

Entre as ideias levantadas pelas crianças, adolescentes e jovens, destacam-se:

Ao finalizar o Fórum, cada escola saiu com o compromisso de dar continuidade às reflexões iniciadas nestes dois dias, buscando formas de envolver educadores, alunos e famílias na construção do Pacto Educativo Global, conforme convidou o Papa Francisco.

Agradecemos a participação das nossas alunas:

- Luiza Spera e Fuzita – 5º ano A
- Bianca de Fatima Bridi Gomides – 8º ano A
- Ana Beatriz Vargas Gomes – 3º ano – Ensino Médio

Depoimentos:

Os depoimentos dos participantes podem ser acessados pelo link:

https://padlet.com/suporteti1/Bookmarks

Fonte: Rede Salesana Brasil

URL: https://escolas.rsb.org.br/Rsbe-informa-detalhe/14333/Forum-Salesiano-pelo-Pacto-Educativo-Global-reune-mais-de-1200-educadores-e-estudantes

Galeria de Imagens

Topo